sábado, 24 de abril de 2010

História de Conceição do Almeida - BA

História

.Segundo o historiador e poeta Geraldo Coni Caldas Santos, o antigo povoado conhecido como Capela do Almeida desde o final do século XVIII, da sua fase embrionária, até a emancipação municipal de 1790 a 1890, podemos observar fatos que mudaram o curso da história nacional: nossa própria história, 1822, independência, 1851, proibição do tráfico negreiro; 1871, lei do ventre livre; 1888 lei Áurea, com a abolição da escravatura e finalmente, em 1889, proclamação da república. Naquele espaço de 100 anos, participamos na vida da colônia no Brasil, até o Brasil república com Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, quando 08 meses do advento da República o antigo Curato do Almeida (Capela do Almeida) depois de Vila da Nossa senhora da Conceição do Almeida, Conceição do Almeida se emancipou do surgimento como aglomerado ou povoado, até o Curato do Almeida ou Capela do Almeida, a origem cuja denominação se deu a uma família de agricultores cujo patriarca era Antonio Coelho D’Almeida Sande, que com sua devoção a Santa Nossa Senhora da Conceição, edificaram uma capela, onde hoje é a Igreja atriz. As terras da Capela do Almeida juntavam-se às da frequesia de São Felipe (São Felipe das Cabaceiras ou São Felipe das Roças), termo da antiga Vila de são Bartolomeu de Maragojipe sendo esta última criada em 1724. A Capela do Almeida passou a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida, originando suas terras da primeira Vila do Recôncavo da Bahia, que deu origem como outras antigas Vilas a dezenas de municípios da Região do Recôncavo, já em 1872, pela lei Provincial de nº 1.176, de 23 de março. O então distrito da Capela do Almeida passou a Vila. Era presidente da Província da Bahia o Desembargador Jõao Antonio de Araújo Freitas Henrique e à frente do Império do Brasil estava a Princesa Dª. Isabel, exercendo a regência na ausência do Imperador D. Pedro II. Já nessa época, três almeidenses exerciam influência no então distrito que tinha como sede a Vila de Nossa Senhora da Conceição do Almeida, eram os Srs. Inocêncio Correia Caldas, José Leandro Gesteira e Clementino Correia Caldas, nascidos na antiga Capela, já nos idos de 1883, o Sr. Rufino Correia Caldas como Conselheiro Municipal em São Felipe, lutava ao lado dos mencionados almeidenses pela emancipação do Distrito do Termo de São Felipe. O Município de Conceição do Almeida foi emancipado por atode 18 de julho de 1890, sendo seu território desmembrado do município de São Felipe, verificando-se a sua instalação a 04 de agosto do mesmo ano.

Foram emancipadores do município de Conceição do Almeida os Coronéis José Leandro Gesteira e Clementino Correia Caldas. Ambos agricultores comerciantes, lideres dos partidos políticos “Conservador e liberal”, ainda no Império. Emancipado o município de Conceição do Almeida, foi nomeado seu primeiro intendente o Coronel José Leandro Gesteira e eleito e reeleito o segundo intendente o Coronel Clementino Correia Caldas, sendo o Presidente do 1º Conselho Municipal o Coronel Rufino Correia Caldas em 1890, além de tais feitos os lideres emancipadores também criaram a estrutura sócio-econômica do município, no plantio e beneficiamento do fumo em folha na cidade.

Quando da emancipação do município, era presidente da República o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca e o Governador do Estado o General Hermes Ernesto da Fonseca. Em 1909, por lei Estadual nº 761, do projeto de autoria do deputado Dr. Antonio Correia Caldas, já no governo do Dr. Jõao Ferreira de Araújo pinho, passou a gozar foros de cidade a Sede Municipal, denominando-se Afonso Pena, estendendo-se ao município e seu Distrito Sede, fato que se deu no Governo da Presidência da República Drº. Augusto Moreira Pena.

Em 1943, o decreto Estadual de 31 de dezembro, retificado pelo Dec. Estadual nº. 12.978, de 1º de junho de 1944, restabelece-se o topônimo de Conceição do Almeida para o Município de Afonso pena, constituído pelos três distritos que formavam, isto é Conceição do Almeida (sede do 1º Distrito), Vila do Comércio (sede do 2º distrito), e Vila de Santana do Rio da Dona (sede do 3º Distrito). As confrontações e limites se dá: ao Norte, municípios de Castro Alves, Sapeaçu e Cruz das Almas. Ao Leste com os municípios de São Felipe e Dom Macedo Costa, ao Sul com o município de Santo Antonio de Jesus e a Oeste o município de Castro Alves. Sua superfície é de 262 Km2, com uma população de aproximadamente 24.000 habitantes e o percentual sobre na área total do Estado é de 0,05%. A distância da capital é de 160 Km, sendo 69 na BR-101,incluindo o acesso a cidade e 91 na BR-324. Sua região administrativa: 2ª Entrância Judiciária, 4ª Região de saúde, 13ª Região de educação (DIREC 04), 17ª Região Fiscal.

Conceição do Almeida está situada na zona fisiográfica do Recôncavo da Bahia, zona que totaliza 10.531 Km2 e o município ocupa 262 Km2. (micro-região homogênea do Recôncavo com 6.497 Km2).

O município tem clima saudável e a queda das chuvas é de média anual de 1.350 mm, o que significa excelente pluviosidade. A temperatura é de 20º, média das mínimas do mês mais frio e 30º, média das máximas no mês mais quente. A média anual oscila entre 23º a 25º centígrados de um clima tropical. Mês mais quente, fevereiro; mês mais frio, agosto; mês mais chuvoso, maio/junho; mês menos chuvoso, outubro; mês de maior umidade, julho/agosto. Seus principais rios são: Rio Jaguaripe, Rio Mocambo, Rio Cedro e Córrego Mutum (extraído do livro Observações Pluviométricas, pesquisa de 17 anos, do autor Geraldo Coni).

Nossa cidade conheceu um período de glória na sua história, quando até a década de 70, ainda sobrevivia a cultura do fumo e consequentemente o beneficiamento do mesmo, que empregava grande quantidade de operários. Entretanto a grande produção foi na década de 50 quando na elevada produção de fumo e café e com a mecanização do beneficiamento, toda a produção foi retirada do Município para a cidade de Conceição do Jacuípe, depois para cruz das Almas, desempregando os operários que trabalhavam o produto. Por outro lado os grandes latifúndios desenvolveram a pecuária na região e muitos proprietários de pequenas áreas, foram forçados pelas circunstâncias a venderem seus minifundios, uma vez que não era mais possível viverem ilhados pelos arames farpados dos pecuaristas. Criou-se assim, uma situação de desemprego e dificuldades, onde a juventude sem perspectiva, abandona a sua terra natal em busca de oportunidades e vai na maioria das vezes aumentar o problema social dos grandes centro.

Estrada de Ferro de Conceição do Almeida V. F. F. Leste Brasileiro (anos 1950-1965)- CONCEIÇÃO DO ALMEIDA Município de Conceição do Almeida, BA Ramal de Conceição de Almeida - km BA-4206 - Inauguração: anos 1950 Uso atual: n/d - sem trilhos - Data de construção do prédio atual: n/d


HISTORICO DA LINHA: O ramal de Conceição do Almeida foi uma linha aberta no final dos anos 1950 e que serviria para unir as linhas Sul (Salvador-Monte Azul) e da E. F. Nazaré, esta isolada mais ao sul do Recôncavo. Por algum motivo ainda não determinado, a linha nunca foi concluída, ou seja, jamais alcançou as cidades de Santo Antonio de Jesus e de Nazaré, mas mesmo assim, sabe-se que pelo menos, entre os anos de 1960 e de 1963, um trem de passageiros chegou a circular entre Cruz das Almas e Conceição de Almeida, trecho pronto de linha então. Logo depois, o trem acabou e a linha foi erradicada

A ESTAÇÃO: A estação de Conceição do Almeida foi aberta pela VFFLB no final dos anos 1950. Por falta de documentação, não tenho qualquer informação adicional. A estação foi desativada em meados dos anos 1960, juntamente com o ramal de Conceição de Almeida, que teve vida curtíssima. (Fontes: A Leste Brasileiro e o Desenvolvimento Econômico da Bahia, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XX, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960; Roosevelt Reis, 2008)


Quanto ao trecho Cruz das Almas-Santo Antonio de Jesus, a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XX, 1958, p. 206, afirma que "está em fase adiantada a construção de um ramal ferroviário que ligará, na cidade de Santo Antonio de Jesus, a VFFLB à E. F. de Nazaré". Na p. 344, afirma que "os trilhos da VFFLB passam pelo município (de Sapeaçu) e a ligação desta ferrovia com a E. F. Nazaré, em Santo Antonio de Jesus, está em vias de conclusão. Os trilhos da E. F. de Nazaré já ultrapassaram este município e passam próximo à cidade de Sapeaçu". De 1960 a 1963, realmente, o Guia Levi, usado como referencia de horários de trens de passageiros, acusa a existência de trens de passageiros ligando Cruz das Almas à estação de Conceição de Almeida, um trecho com 11 quilômetros de extensão, mas, em 1965, ele já não mais existe. Este trecho seria o início da ligação com a E. F. Nazaré e jamais teria sido completado - ou teria, foi desativado antes que os trens fizessem a ligação de Cruz das Almas com Santo Antonio de Jesus, talvez porque em 1965 a E. F. Nazaré já estava em fase de desativação (parou de funcionar em 1970).


Hino do município de Conceição do Almeida
Seu hino foi composto pelo poeta Castro Alves.


O hino do município de Conceição do Almeida é mais conhecido como "À Capela do Almeida".

Grato oásis do viajante,
Terra de lindos primores,
Tu és sultana das flores,
Bela filha do sertão.

Aí no regaço ameno
O lasso e triste romeiro,
Se esquece do amor primeiro
Pois te dá seu coração.

Que importa por longes terras
Se ostentem mil maravilhas?
Paris, Nápoles, Sevilha,
Não têm o atrativo teu.

Em vez de luxo — tens flores,
Em vez de sedas — perfumes,
Em vez de bailes — os lumes
Das estrelinhas do Céu.

Geografia
O município tem como limites Sapeaçu e Cruz das Almas ao norte e São Felipe e Dom Macedo Costa ao leste, Castro Alves ao oeste e Santo Antônio de Jesus e Varzedo ao sul.

Distante cerca de 160 km da capital Salvador e 80 km de Feira de Santana, o município conta com uma população estimada de 18.076 habitantes em 2008.Formado por planície cercada por vegetação rasteira, o região contem uma pequena parte da mata atlântica.

Hidrografia
Rio Mucambo
Rio Jaguaripe

Rodovias
BR 101 e BR 242

EMANCIPADOR DO MUNICIPIO - CORONEL CLEMENTINO CORREIA CALDAS Conceição do Almeida

Administração
Prefeito: Adailton Campos Sobral (2009/2012)
Vice-prefeito: Dr. Armando Neves
Presidente da câmara: Dr Claudio Rodolfo Borges Coni (2009/2010)

Dados
População
: 17.684 habitantes
Homens: 8.661
Mulheres: 9.023
Área Total: 291,0 km²
Dens. Demográfica: 60,77 hab/km²
Altitude: 216 m
DDD: 75
CEP: 44540-000

ASPECTOS RELIGIOSO

Aspecto Religioso

O povo de Conceição do Almeida é bastante religioso, além de suas festas tradicionais, procura através de ações, desenvolver um trabalho de evangelização e de libertação para a comunidade.
As Igrejas são a continuação de Jesus. Por isso servem para amenizar os que estão oprimidos, abatidos, sem nenhuma oportunidade na sociedade.
Cada dia que passa cresce o número de pessoas que se doam para o bem dos irmãos.



Fonte: Livro perfil da cidade de Conceção do Almeida (autor: Hugo Filho)

Festas Religiosas

1.0 - Festa de Nossa Senhora da Conceição:
29 de novembro a 07 de dezembro - Com a presença de outros sacerdotes. Sendo o dia 08 de dezembro o grande dia, com a tradicional procissão solene com as imagens presentes, percorrendo as ruas da cidade. O encerramento se dá com a Bênção do Santíssimo Sacramento e entrega de bendeiras.

1.1 Festa so Sagrado Coração de Jesus:
De responsabilidade do Apostolado da Oração, acontece no ultimo domingo de outubro com Tríduo preparativo. Pela manhã Missa fetiva e pela tarde Procissão solene.

1.2 Festa da Santa Cruz:
A festa acontecia no Sábado de Aleluia, com queima de judas, logo após a Missa da Páscoa. No Domingo à tarde, acontece Procissão e Missa solene, seu padroeiro São Roque. A partir de 1998 a festa foi transferida para o dia 16 de agosto por se tratar de mês comemorativo a São Roque.




Fonte: Livro perfil da cidade de Conceção do Almeida (autor: Hugo Filho)

Telefones úteis de Conceição do Almeida

Agência de ônibus da RD...... 3629 2197
Associação Cultural.............. 3629 2360
Banco Bradesco................... 3629 2141
Banco do Brasil.................... 3629 XXXX
Brasilgás............................... 0800560123
Câmara de Vereadores......... 3629 3169
Clínica Donna....................... 3629 2071
Coelba correspondente......... 3629 2237
Correios............................... 3629 2003
CDL..................................... 3629 2749
Complexo policial................. 3629 2471
Colégio Mandinho Almeida... 3629 2051
Colégio Imaculada................ 3629 2273
Colégio Polivalente............... 3629 3110
EBDA.................................. 3629 3151
Escola Maria Coni................ 3629 2196
Escola Nilza Caldas.............. 3629 2860
Escola Alice Campos............ 3629 3067
Escola José Joaquim............. 3629 3064
Fórum.................................. 3629 2201
Hospital................................ 3629 2302
Prefeitura Municipal.............. 3629 2262
Posto de Combustível........... 3629 2181
Polícia Militar...............190.. 3629 2760
Retran.................................. 3629 2464
Secretaria de Saúde............. 3629 3135
Secretaria de Educação....... 3629 2289
SPeB Financeira.................. 3629 2060



Fonte: Livro perfil da cidade de Conceção do Almeida (autor: Hugo Filho)

Ruas, Praças, Travessas e Avenida

RUAS:

Araújo Pinho
Alameda Nilza Caldas de Carvalho
Alfredo Passos
Antonio Passos dos Santos
Atenógenes Melo
Cícero Sena
Clementino Correia Caldas
Dois de Julho
Flora Diógenes
Fernando Martfeld
Fonseca Rocha
Geminiano Pinto
Geraldo Coni Caldas
Góes Calmon
Irmã Gesteira
Inês Falcão
José Leandro Gesteira
José Joaquim de Almeida
José Campos
João Muniz
João Borges
João Antonio Coni
Leonídio Monteiro
Mário Caldas
Martagão Gesteira
Manoel Joaquim de Santana
Padre Edésio
Ruy Barbosa
Rufino Correia Caldas
Sinísia Caldas Coni
Targino Galvão
Ulísses Caldas Pinto

PRAÇAS:

Bandeira
Castro Alves
Dezoito de Julho
Edgard Tupinambá
Honorina Galvão
Maria Isabel Coni Caldas

TRAVESSAS:

Mário Caldas
Rufino Caldas

AVENIDA:

Pedro Coni Neto



Fonte: Livro perfil da cidade de Conceção do Almeida (autor: Hugo Filho)

Intendentes e Prefeitos na História da cidade de Conceição do Almeida



Fonte: Livro perfil da cidade de Conceção do Almeida (autor: Hugo Filho)

Centro da cidade de Conceição do Almeida com principais ruas.


Principais ruas:

Rua. Padre Edésio
Rua. Ulisses Caldas Pinto
Rua. Alamenda Nilza Caldas
Rua. Ruy Barbosa
Rua. Martagão Gesteira
Rua. Atenogenes Melo
Rua. Irmã Gesteira
Rua. Imaculada
Rua. Flora Diógenes
Rua. Leonídio Monteiro
Rua. Mário Caldas
Rua. Alfredo Passos
Rua. Fonseca Rocha
Rua. Cícero Sena
Rua. Dois de Julho
Rua. Geminiano Pinto
Rua. José Joaquim de Almeida
Rua. Araújo Pinho
Rua. João do Mato
Rua. J. Leandro
Rua. Clementino Caldas
Rua. José Ivo
Rua. Fernando Martfeld
Rua. Góes Calmon
Rua. José Campos



Fonte: Livro perfil da cidade de Conceção do Almeida (autor: Hugo Filho)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

São João de Conceição do Almeida 2010!!

Confira as atrações que vão agitar as noites de São João em Conceição do Almeida!!


BANDAS:

• VIRGÍLIO
• CANÁRIOS DE REINO
• FORRÓ DO BOM
• BRASAS DO FORRÓ
• DORGIVAL DANTAS
• KRAQUES DO FORRÓ
• SERGIANE E FORROZÃO
• FORRÓ DOS PLAYS
• MAMOLENGOS
• CANINANAS DO FORRÓ

COMENTE!!

Fotos de Conceição do Almeida - BA


ESSES SÃO ALGUNS PONTOS DA CIDADE DE CONCEIÇÃO DO ALMEIDA.